Home arrow Saúde Animal arrow O Cão arrow Castração do Cão
Castração do Cão
Quais os benefícios para a saúde do cão?
Castrar um cão tráz vários beneficios á sua saúde. Um dos mais importantes concerna a próstata, que, sob a influência da testosterona irá gradualmente aumentar de tamanho durante a sua vida. Numa idade avançada, poderá tornar-se desconfortável se atingir um tamanho que dificulta a defecação.
A prostata, sob a influência da testosterone está também predisposta a infecções, que dificilmente se curam sem a castração. A castração leva a prostata a diminuir significativamente de tamanho prevenindo não só a “prostatite” como uma desconfortável hyperplasia benigna (inchaço) que se costuma manifestar com a idade avançada. Diz-se erradamente que a castração previne o cancro da prostata, porem esta informação não está correcta.
Outro beneficio da castração é a prevenção de certas hernias e tumores dos testiculos e do anus. A castração também reduz  as descargas do prepúcio.

Que alterações de comportamento podemos esperar após a castração?

Os únicos comportamentos que se alteram após uma castração são os que são influenciados pelas hormonas masculinas. As brincadeiras, a amizade e a socialização com os humanos  não sofre alterações. Os comportamentos que mudam são bem menos desejáveis. A “vadiagem” desaparece em cerca de 90% dos cães castrados, também comportamentos agressivos contra outros machos diminuem em cerca de 60% e a marcação de território diminui cerca de 50%.  Inappropriate mounting is eliminated in 70% of neutered dogs.

Como decorre a cirurgia?
É feita uma incisão, geralmente junto ao escroto. Os testiculos são retirados por essa incisão. Os vasos são laqueados e cortados, a castração está terminada. Se os testiculos não foerem removido, os beneficios acima referênciados não se verificam.  

Que esperar após a alta hospitalar?
O escroto é geralmente “engolido” nos primeiros dias após a cirurgia, levando algumas pessoas a a dividarem da feição da cirirgia. Se o cão fôr jovem na altura da castração, um escroto “vazio” ficará flácido á medida que o cão vai crescendo. Se for um cão adulto o ecroto vazio permanecerá como um “bocado” de pele. Por vezes a incisão pode parecer parcialmente  “bruised”, no esses casos são raros, e , geralmente não é necessário medicação após a castração. A maioria dos case têm necessidade de brincar no dia após a cirurgia, mas, aconselhamos  a restrição de actividade para manter a incisão intacta.
 
A partir de que idade podemos fazer a castração?

Pode-se castrar um cão a partir das 8 semanas. Cães castrados antes da puberdade (por volta dos 6 meses) ficam tendencialmente maiores que os que são castrados depois dapuberdade ( A testosterone impede o crescimento dos ossos, portanto, sem a testosterone, os ossos cresecem durante mais tempo). A castração pode ser realizada em paciente “geriartricos”, se a sua prostate começar a crescer, sendo que a melhor decisão será diminui-la. No caso de um paciente com bastante idade, recomendamos testes de sangue assim como qualquer diagnóstico que seja relevante para a anestesia.
A idade recomendada para a castração é á volta dos 6 meses de idade, e muitos veterinários ainda recomendam a castração nessa idade.
Os beneficios da castração, tanto de saude como comportamental, são sempre obtidos independentemente da idade que o cão tenha na altura da cirurgia.

Alterações de peso e apatia?
A actividade e o apetite não se alteram com a castração.
Os machos não deverão ganhar peso ou tornar-se menos activo após uma castração.

Estará ainda interessado em femeas?
O interesse pelas fêmeas sera reduzido, mas responderá a uma cadela com o cio. O comportamento de “montar” a cadela muitas vezes tem raizes na expressão  do dominação, sendo que não serão causados por motivos de ordem sexual.

E se o cão tiver um testiculo retraido?
Um testiculo retraído tem tendencia a criar mais tumores que um testiculo normal. Podem também “provocar um torção” que causa uma inflamação que pode por em risco a vida do cão. Por essas razões, a castração é recomenda-se nestes casos.  Este procedimento é mais complicado que numa castração de rotina, pois o testiculo pode estar sob a pele no caminho pelo qual deveria ter descaído e pode estar localizado dentro do abdómen. Poderá ser necessário fazer uma incisão em ambos os testiculos. O testiculo retraído é estéril e sob-desenvolvido. Se um dos testiculos fôr normal, esse sera fertile, porem, como os testiculos retraídos são hereditários, é importante que o cão não procrie antes da castração.
 

A Clínica

img_0636.jpg

Mapa Clínica em Colares

mapa.gif