Saúde Animal
Os Porquinhos da Índia (Cobaias)


Sabia que:
  • Os Porquinhos da India são originalmente do Peru e foram trazidos para a Europa como animais de estimação no Século XVI.
  • Desde o Século XVIII que são utilizados como animais de laboratório, tendo contribuído de forma significativa para a comunidade científica e dando fama ao termo “cobaia”.
  • Existem 4 variedades principais com um tipo de pelagem distinta e uma enorme variedade de cores e combinações.
  • Têm uma média de vida de 5 a 7 anos e pesam cerca de 1kg em adulto.
Cuidados básicos:
Como roedor, os Porquinhos da India têm dentes que NUNCA param de crescer. Para que estes sejam mantidos e desgastados de forma saudável, devem ter uma alimentação cuidadosa que inclua bom feno e frescos que forneçam a vitamina C que eles necessitam (salsa, brócolos, nabos, maçã, e outros) para além de uma ração específica para cobaias. Lembrem-se que estes animais têm uma tendência para ficarem gorduchos! É importante manter uma dieta equilibrada e variada e um bom regime de exercício para que tenham uma vida longa e saudável! Eles são gulosos e rapidamente aprendem a relacionar os sons (abertura de um frigorífico, ou os batuques da faca na tábua, com o aparecimento destas delícias frescas – e os seus donos vão reconhecer os seus guinchos de excitação e alegria!
Tal como algumas pessoas os Porquinhos da Índia podem ficar “viciados” em comidas menos saudáveis: pão, bolachas, leguminosos e cereais, rejeitando comidas mais saudáveis – o melhor é mesmo evitar a sua introdução.
 
Os Porquinhos da Índia gostam de brincar – especialmente com o bebedouro, o que pode levar a algum desperdício. Verifique sempre que têm bastante água fresca disponível, especialmente em épocas mais quentes. No verão, especialmente em zonas mais quentes como aquelas que temos em Portugal, pode ser necessário guardar os Porquinhos da India numa divisão mais fresca, ou com ar condicionado ou até com borrifadores de agua para evitar graves problemas de saúde associados com golpe de calor.
 
Como os guardar e manusear:
Os Porquinhos devem ser manuseados com o cuidado necessário para não caírem do colo. O ideal sendo uma mão debaixo do rabo e a outra de volta do peito. Eles raramente mordem, mas se as unhas estiverem compridas podem arranhar. Embora sejam escolhidos como animais de estimação para crianças, devem ser manuseadas por um adulto até que haja à vontade e confiança de ambas as partes para serem seguros por uma criança. Estes animais são muito sociáveis e apreciam a companhia dos seus donos, interagem bastante e são muito musicais.
Os recintos utilizados para guardar Porquinhos da India são limitados só pela imaginação dos donos. Dá-se preferência a chão sólido para que não prendam e traumatizem as patas. Deve-se evitar serradura em pó e pellets de cedro. Uma área de cerca de 650cm quadrados (25x30cm) por adulto é perfeitamente adequado. Há quem ponha os porquinhos em “parques” no jardim durante o dia – aqui o importante é ser à prova de fugas e de inimigos (cães, gatos, raposas e aves de rapina) para evitar um desgosto.

Voltar Atrás